PolíticaPolítica Regional

Assembleia Legislativa do RN sedia debate sobre o novo Plano Nacional de Educação

Seminário reúne deputados, reitores e especialistas para discutir metas e prioridades do plano educacional

Na segunda-feira, 9 de junho de 2025, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte recebeu um seminário para discutir o novo Plano Nacional de Educação (PNE), cujo prazo de vigência anterior terminou em 2024, com prorrogação até dezembro de 2025. O evento contou com a presença de importantes autoridades, como o deputado federal Fernando Mineiro (PT), membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, que presidiu a sessão.

A deputada federal Socorro Neri (PP), vice-presidente da Comissão de Educação, destacou a necessidade de metas realistas e estratégicas no novo plano, ressaltando a importância de focar na aprendizagem, principalmente de grupos vulneráveis. “De boas intenções a gente já cansou”, afirmou, enfatizando a urgência de resultados concretos.

O deputado Hermano Morais (PV), presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, enfatizou a questão do financiamento, apontando que, apesar das prioridades declaradas, a distribuição de recursos no setor educacional ainda deixa a desejar. Ele defendeu uma revisão dessa questão para garantir o cumprimento efetivo das metas do PNE.

Durante o seminário, a secretária estadual de Educação, Socorro Batista, apresentou avanços na educação em tempo integral no Rio Grande do Norte, com o aumento significativo de matrículas. Ela também alertou para a necessidade de debater temas críticos como reprovação e abandono escolar, para evitar o aumento do analfabetismo futuro.

Reitores de universidades estaduais e federais participaram do debate, destacando a importância da inclusão, equidade e sustentabilidade como pilares do novo plano. José Daniel Diniz, da UFRN, reforçou que o analfabetismo não deveria mais ser um problema a ser discutido, enquanto Cicília Raquel, da UERN, destacou o apoio da governadora Fátima Bezerra às pautas educacionais desde seu mandato como parlamentar.

Por fim, o deputado Mineiro explicou o calendário para aprovação do novo Plano Nacional de Educação, com votação prevista na Câmara até setembro e posterior envio ao Senado, com a expectativa de conclusão até o final de 2025. O evento contou ainda com a participação de representantes sindicais, estudantis e da sociedade civil, demonstrando o caráter plural do debate.

Rállyson Nunes

Jornalista com a DRT 2233/RN, apresentador e repórter de rádio com atuação no Grupo TCM de Comunicação, comentarista político, repórter de TV, Diretor de Empresa Jornalística com a DRT 0001/RN, Tec. em Hospedagem de Sites, Sistemas e Rotas de DNS, Empresário responsável pelas empresas Crianet e Gazeta do RN.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo