Audiência pública na ALRN defende valorização da economia com o selo Feito Potiguar
Iniciativa promove produtos locais e fortalece identidade cultural do RN com apoio de empresários e entidades

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) sediou nesta quinta-feira (5) uma audiência pública com foco no fortalecimento da produção local, por meio do programa “Feito Potiguar”. A iniciativa, proposta pelo deputado Hermano Morais, busca impulsionar a economia do estado por meio da valorização dos produtos regionais, incentivando o consumo consciente e o reconhecimento da identidade cultural potiguar.
Lançado em abril deste ano pelo Sebrae-RN, em parceria com a FIERN, FAERN e Fecomércio-RN, o “Feito Potiguar” já certificou 62 empresas com um selo de origem. Esse reconhecimento é concedido a negócios que utilizam insumos locais e respeitam as características econômicas, sociais e culturais do estado. Durante o evento, Hermano destacou que a proposta é “promover, divulgar e criar estratégias para fortalecer o que é produzido no RN”.
O presidente do Sebrae-RN, Zeca Melo, ressaltou que o programa não faz distinção entre micro e grandes empresas. “Temos cooperativas e grandes indústrias participando. É um movimento de reconhecimento que resgata nossa história e dá visibilidade aos nossos produtos, dentro e fora do país”, explicou.
Roberto Serquiz, presidente da FIERN, reforçou o papel estratégico do selo na transformação da realidade dos microempreendedores, que representam 98% das empresas potiguares. Ele enfatizou que a federação apoia a inovação e a expansão dos negócios locais, e que o “Feito Potiguar” é um projeto com grande potencial de crescimento contínuo.
A audiência também abordou benefícios práticos para as empresas certificadas, como acesso a capacitações, apoio técnico, participação em feiras e inclusão em catálogos físicos e digitais. A expectativa é que setores como agricultura familiar, alimentos e bebidas e agroindústria sejam especialmente impulsionados.
Ao final do evento, foi exibido um vídeo institucional com o surfista potiguar Ítalo Ferreira, em apoio à campanha. A audiência reforçou a importância de políticas públicas permanentes que promovam a economia regional de forma sustentável e com protagonismo local.