Calendário do Parlamento Jovem é definido em reunião com escolas de Pau dos Ferros
Gestores e coordenadores escolares participaram de alinhamento e assinaram termo de adesão ao projeto que promove cidadania e participação política entre estudantes

Convidados pela Presidência da Câmara Municipal, gestores e coordenadores de escolas estiveram reunidos na sede do Poder Legislativo de Pau dos Ferros, nesta segunda-feira (12), para alinhar detalhes e assinar o Termo de Compromisso referente à participação no projeto “Parlamento Jovem”, instituído pela Lei Municipal nº 2038/2025.
O presidente da Câmara e autor da iniciativa, vereador Jaime de Carvalho, apresentou os objetivos, o público-alvo e os critérios de participação no projeto. Em seguida, junto aos representantes das instituições de ensino, definiu o cronograma das etapas, que terá início com a seleção dos candidatos.
Essa fase ocorrerá na segunda quinzena de maio, considerando critérios como desempenho estudantil, capacidade de comunicação, senso de liderança e entrevista. Após o recesso escolar, no dia 30 de julho, as escolas deverão divulgar os nomes dos candidatos e a lista nominal de eleitores.
A campanha, que será realizada apenas no ambiente interno das instituições, acontecerá nas duas primeiras semanas de agosto. A votação será eletrônica, com apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ocorrendo logo após esse período. A diplomação dos jovens parlamentares acontecerá até 15 dias após a apuração, enquanto a posse está prevista para até 15 dias após a diplomação, podendo ser prorrogada por igual período.
Voltado para alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio, o Parlamento Jovem busca promover a cidadania e o engajamento político dos adolescentes. “É um grande incentivo para que os nossos alunos possam tomar gosto pelas políticas públicas e, futuramente, também façam parte do Legislativo”, afirmou o diretor da Escola Municipal Dr. José Torquato de Figueiredo, Jailton Granjeiro.
Participaram do encontro representantes das escolas estaduais 4 de Setembro, Tarcísio Maia, Francisco Nunes e Dr. José Fernandes de Melo, além das municipais Professor Severino Bezerra e Dr. José Torquato de Figueiredo. Também estiveram presentes instituições privadas como o Educandário Imaculada Conceição, Colégio e Curso Evolução e Instituto Educacional Mundo do Saber.