Cabedelo

CTB-PB mobiliza trabalhadores avulsos do Porto de Cabedelo para 6º Congresso estadual

Sindicatos portuários promovem inscrições e discutem participação no evento marcado para junho em Patos

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil na Paraíba (CTB-PB) realizou visitas e reuniões com os trabalhadores avulsos do Porto de Cabedelo, que são filiados às quatro entidades sindicais ligadas à central. Foram entregues cartazes, fichas de inscrição e debatida a importância da participação no 6º Congresso estadual, previsto para o dia 14 de junho, na cidade de Patos.

Os dirigentes dos sindicatos dos Conferentes, Arrumadores, Estivadores e Blocos e Vigias comprometeram-se a mobilizar suas bases para garantir a presença dos trabalhadores portuários avulsos no evento. Apesar da ausência do presidente do Sindicato dos Conferentes, Lincoln Lopes, ele também confirmou seu compromisso com o congresso.

Para o vice-presidente da CTB-PB, Zé Gonçalves, os trabalhadores avulsos do Porto de Cabedelo são essenciais para a central, pois enfrentam grande exploração patronal, especialmente diante do Projeto de Lei 733/2025, que ameaça seus direitos. O projeto, segundo Gonçalves, traria retrocessos nas garantias trabalhistas e promoveria a privatização do porto.

Os dirigentes sindicais alertam que a aprovação do projeto pode desmantelar a estrutura portuária, aumentar a precarização e o desemprego, retirando a exclusividade dos trabalhadores avulsos do Porto de Cabedelo. Por isso, defendem uma forte mobilização e pressão sobre os deputados federais da Paraíba para barrar a votação favorável à proposta.

A mobilização no porto reforça o engajamento dos trabalhadores e das entidades sindicais na luta por melhores condições e na defesa dos direitos da categoria portuária avulsa no estado.

Rállyson Nunes

Jornalista com a DRT 2233/RN, apresentador e repórter de rádio com atuação no Grupo TCM de Comunicação, comentarista político, repórter de TV, Diretor de Empresa Jornalística com a DRT 0001/RN, Tec. em Hospedagem de Sites, Sistemas e Rotas de DNS, Empresário responsável pelas empresas Crianet e Gazeta do RN.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo