Deputados do União no RN se calam sobre possível expulsão de ministro

Os dois deputados do União Brasil no Rio Grande do Norte, Benes Leocádio e Carla Dickson, evitaram se posicionar sobre o processo de expulsão da sigla do ministro do Turismo, Celso Sabino (União-PA). A Executiva Nacional da legenda julga nesta quarta-feira (8) o parecer que defende a exclusão de Sabino por não deixar o governo Lula, conforme determinação da Executiva.
Nesta terça-feira (7), a Agência SAIBA MAIS procurou as assessorias de Benes Leocádio e Carla Dickson. A reportagem pediu um posicionamento dos parlamentares em torno da questão e questionou como eles avaliam a permanência do ministro no partido e no governo. A assessoria de Dickson informou que ela não iria se posicionar; já a de Leocádio disse que iria falar com o deputado, e depois não deu mais retorno.
Em 2 de setembro, os presidentes do União e do Progressistas, Antonio Rueda e Ciro Nogueira, respectivamente, anunciaram que “os detentores de mandato devem renunciar a qualquer função que ocupem no governo federal”. A nota lida pelo presidente do União Brasil também afirma que, em caso de descumprimento desta determinação por parte de dirigentes em seus estados, haverá o afastamento em ato contínuo.
“Se a permanência persistir, serão adotadas as punições disciplinares previstas no Estatuto. Esta decisão representa um gesto de clareza e de coerência. É isso que o povo brasileiro e os eleitores exigem de seus representantes”, afirmou Rueda.
Em 26 de setembro, Sabino chegou a anunciar a saída do governo e entregou uma carta de demissão ao presidente Lula (PT). Na ocasião, ele afirmou que permaneceria no cargo até 2 de outubro, a pedido do presidente Lula, para acompanhá-lo durante um evento de entrega de obras concluídas para a COP30, em Belém.
O ministro ainda reconheceu que gostaria de se manter à frente do Ministério do Turismo, mas respeitaria a decisão do União Brasil. Passado estes dias, contudo, ele ainda não deixou a pasta. Celso Sabino é deputado federal pelo Pará e está licenciado do cargo desde 2023, quando foi nomeado titular do Turismo.
*Com informações do SaibaMais.





