Gustavo Carvalho destaca produção de petróleo e cobra assinatura de CPMI
Deputado elogia operadoras independentes por triplicarem a produção no RN e critica postura do PT sobre investigação no Congresso

O deputado estadual Gustavo Carvalho (PL) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, nesta terça-feira (13), para destacar o crescimento expressivo da produção de petróleo no estado por operadoras independentes. Segundo o parlamentar, essas empresas triplicaram a produção local, passando de 14 mil para 38 mil barris, resultado que atribui à eficiência da iniciativa privada.
Para Gustavo, o desempenho positivo reforça a importância de repensar a atuação do setor público em determinadas áreas. “O avanço reforça o protagonismo da empresa privada. Aqueles que foram contra essa mudança precisam começar a refletir melhor sobre matérias que chegam a esta Casa propondo a privatização de serviços que o governo não consegue administrar”, afirmou.
No entanto, o deputado alertou para entraves que ainda comprometem o desenvolvimento do setor, como as dificuldades relacionadas às licenças ambientais. “O estado ainda breca esse crescimento com as licenças pelo Idema. Isso é um absurdo”, criticou.
Na segunda parte de sua fala, Gustavo Carvalho cobrou coerência do Partido dos Trabalhadores (PT) em relação à instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar fraudes na previdência. Segundo ele, o próprio presidente Lula teria atribuído a origem das irregularidades ao governo anterior, de Jair Bolsonaro, mas os parlamentares do PT estariam se opondo à abertura da investigação.
“Se o PT diz que a fraude começou no governo Bolsonaro, por que não assina a CPMI? Quem não deve, não teme”, concluiu Gustavo, pedindo reflexão sobre a necessidade de esclarecer os fatos e garantir a transparência na gestão pública.