Severiano Melo

Homem é preso por embriaguez ao volante na RN-031 em Severiano Melo

O condutor estava com um nível de álcool 16 vezes acima do permitido pela legislação

Na tarde deste Domingo(10) a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) prendeu um homem de 44 anos por dirigir embriagado na RN-031, trecho que dá acesso à cidade de Severiano Melo, no Rio Grande do Norte. A ocorrência, registrada durante patrulhamento de rotina, reforça a necessidade de fiscalização para garantir a segurança nas estradas da região. 

Composta pelo Segundo Sargento Nilson e o Terceiro Sargento Coriolano, a guarnição realizava o deslocamento pela BR-405 em direção a referida RN para cumprir ordem de serviço de fiscalização no local, quando próximo do trevo entre a entrada da RN e a BR-405 avistou um Fiat Uno Vivace, conduzido pelo suspeito, trafegando em ziguezague, com claros sinais de embriaguez. A equipe deu ordem de parada e acompanhou o veículo até a RN-031, quando conseguiu parar o veículo onde realizou a abordagem.

Durante a fiscalização, o condutor foi submetido ao teste do bafômetro, que acusou 0,80 mg/l de álcool por litro de ar expelido, valor bem acima do limite de 0,34 mg/l que caracteriza crime de trânsito, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O homem foi encaminhado à Delegacia de Plantão em Pau dos Ferros, junto com o veículo, para os procedimentos legais. Na unidade, o delegado arbítrio fiança no valor de um salário mínimo, que foi paga, resultando na liberação do condutor. Apesar da soltura, ele responderá criminalmente por embriaguez ao volante, com pena prevista de seis meses a três anos, além de multa e suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A RN-031, que liga Severiano Melo a outras cidades da região, é uma via de tráfego constante, e incidentes como este destacam os riscos de dirigir sob efeito de álcool. A PRE intensificou as blitz em Apodi e arredores, especialmente após o aumento de acidentes na BR-405 e vias próximas, como os registrados nos últimos dias no km 46 e km 77.

Para prevenir novos casos, a Polícia Rodoviária Estadual recomenda que os motoristas evitem consumir bebidas alcoólicas antes de dirigir, planejem alternativas como caronas ou transporte público e respeitem as leis de trânsito. A PRE também orienta a população a denunciar condutores embriagados pelo número 190, contribuindo para a segurança nas estradas.

A cidade de Severiano Melo e Apodi é chamada a refletir sobre a importância da responsabilidade no trânsito. Casos como o deste domingo, embora sem vítimas, servem de alerta para os perigos da combinação de álcool e direção, que pode resultar em tragédias. A fiscalização segue reforçada para coibir infrações e proteger vidas.

Este caso reforça a gravidade da embriaguez ao volante, especialmente considerando o nível alarmante de álcool detectado: o teste do bafômetro acusou 0,80 mg/l, 16 vezes acima do limite de 0,05 mg/l que caracteriza infração administrativa pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Rállyson Nunes

Jornalista com a DRT 2233/RN, apresentador e repórter de rádio com atuação no Grupo TCM de Comunicação, comentarista político, repórter de TV, Diretor de Empresa Jornalística com a DRT 0001/RN, Tec. em Hospedagem de Sites, Sistemas e Rotas de DNS, Empresário responsável pelas empresas Crianet e Gazeta do RN.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo