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Levantamento do Blog do Rállyson Nunes, aponta que já foram gastos quase R$ 150 mil em pesquisas eleitorais em Apodi nas Eleições 2024

O levantamento foi feito com dados da justiça eleitoral, de um total de 25 pesquisas registradas, mas pode não ser fiel a realidade, pois ainda existe a prática de não se registrar pesquisas para consumo interno dos partidos.

Durante o período eleitoral de 2024 em Apodi, até esta terça(24), os gastos com pesquisas eleitorais alcançaram valores significativos, chegando a R$ 148.130,14 investidos, refletindo o interesse de candidatos, partidos e empresas em monitorar a intenção de voto e as tendências eleitorais da população. Até o momento, diversas empresas e pessoas físicas investiram em pesquisas para orientar suas estratégias de campanha.

O levantamento do Blog do Rállyson Nunes, com dados do TRE-RN, revela que o maior contratante até agora foi a Programadora Canal TCM LTDA, que desembolsou R$ 28.630,14 para realizar três pesquisas eleitorais no município. Logo atrás, vem Edivaldo Barboza dos Santos que investiu R$ 26.000,00 em quatro pesquisas. Gilberto Andrade de Sousa, vem em seguida representando a empresa SAG10 Comunicação, também está entre os maiores investidores, gastando R$ 25.000,00 em seis levantamentos de dados.

Outro grande contratante foi Sebastião Gomes Sobrinho, por meio da Rede News, que investiu R$ 20.000,00 em quatro pesquisas eleitorais. A Rádio Difusora de Mossoró SA também esteve ativa, com um gasto de R$ 16.000,00 em três pesquisas no município de Apodi. Entre outros contratantes, destaca-se a BG Mídias e Assessoria Digital LTDA, que investiu R$ 13.000,00 em duas pesquisas, e a empresa G S Negreiros, que gastou R$ 12.000,00 no mesmo número de pesquisas.

Por fim, o Partido Social Democrático (PSD) do Rio Grande do Norte, através de seu diretório estadual, também aparece no levantamento com um gasto de R$ 7.500,00 em uma única pesquisa eleitoral.

UFMunicípioEmpresaCNPJQtd de pesquisasValor
RNAPODIPROGRAMADORA CANAL TCM LTDA04209895000120328.630,14
EDIVALDO BARBOZA DOS SANTOS 0814472443740239091000137426.000,00
GILBERTO ANDRADE DE SOUSA / SAG10 COMUNICACAO40787053000119625.000,00
SEBASTIAO GOMES SOBRINHO 48947350400 / REDE NEWS13903746000157420.000,00
RADIO DIFUSORA DE MOSSORO SA / RADIO DIFUSORA08250946000118316.000,00
BG MIDIAS E ASSESSORIA DIGITAL LTDA / BG MIDIAS25450212000100213.000,00
G S NEGREIROS30388339000178212.000,00
PARTIDO SOCIAL DEMOCRATICO – RIO GRANDE DO NORTE – RN – ESTADUAL / PSD1486243500015017.500,00
Total Município25148.130,14
Total UF25148.130,14
Total Geral25148.130,14
Fonte: Conjunto de dados abertos do TSE – Uso permitido pela resolução 2314/2023 TSE

Esses números evidenciam a importância das pesquisas eleitorais na construção das estratégias de campanha e na análise do cenário político local, onde os principais agentes buscam entender o comportamento do eleitorado para direcionar suas ações de forma eficaz e competitiva.

É importante destacar que o valor total gasto com pesquisas eleitorais em Apodi pode ser ainda maior, já que é comum a realização de pesquisas não registradas, encomendadas para consulta interna de candidatos e empresas. Essa prática, frequentemente observada em municípios do interior, visa obter dados estratégicos sem a necessidade de divulgação pública, servindo como uma ferramenta para ajustar campanhas e medir a receptividade dos eleitores de forma discreta.

Rállyson Nunes

Analista Político e Jornalista com a DRT 2233/RN, atua na TCM Telecom, atualmente é repórter do grupo de comunicação e apresenta o jornal das seis na Rádio TCM 98 FM. Possuí formação na área tecnológica em Tec. Desenvolvimento de Sistemas e Informática com nomenclatura de Desenvolvedor back end. Na área administrativa gerencia a empresa Crianet de desenvolvimento de sites e sistemas e também o portal de notícias Gazeta do RN.

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