Moradores de Passagem-PB enfrentam 15 dias sem água encanada
Maria do Socorro relata rotina prejudicada e fatura elevada mesmo sem abastecimento; Cagepa promete averiguação

A moradora Maria do Socorro, residente na Rua Capitão Pedro Joaquim Rafael, na cidade de Passagem-PB, denunciou ao portal Patos Online a ausência de abastecimento de água há mais de 15 dias. Segundo ela, a água “pingou” apenas uma vez nas torneiras desde o início do problema, sem retorno do fornecimento mesmo após repetidas promessas da Cagepa.
Em seus relatos, Maria expressa indignação ao afirmar que tem escutado constantemente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) que o abastecimento seria restabelecido “em 24 horas”. Entretanto, os prazos têm sido descumpridos. “Ontem de novo falaram 24 horas, mais 24 horas, e nada d’água”, relatou.
De acordo com a moradora, a justificativa mais recente da Cagepa foi que havia uma manutenção sendo realizada, e que a situação já havia sido normalizada. No entanto, ela contesta: “De uma ponta a outra [da rua], tudo seco. Eu não tenho um pingo”.
A falta de água tem impactado drasticamente o dia a dia da família. Maria conta que seu filho está tendo dificuldades para manter a higiene antes de ir à escola, além de não conseguir realizar tarefas básicas como preparar alimentos. “Como a gente vai viver assim?”, questiona.
Outro ponto de revolta foi o valor da fatura recebida durante esse período de crise hídrica. Mesmo sem ter consumo, a moradora afirma que recebeu cobrança de R$ 291. “Como vou pagar isso se não estou usando água?”, desabafa.
Procurada pela reportagem, a Cagepa informou por meio do assessor de comunicação regional, Juraci Barbalho, que enviará uma equipe técnica à localidade para apurar a denúncia. Enquanto isso, os moradores continuam na expectativa por uma solução concreta e urgente.