ParaíbaPolítica

Operação da PF apura suposto esquema de compra de votos com transferência fraudulenta de domicílio eleitoral no Litoral Norte da PB

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (06) a operação Expresso do Voto, com foco no combate a crimes eleitorais nos municípios de Mamanguape e Baía da Traição, no litoral norte da Paraíba. A ação cumpriu duas ordens de busca e apreensão expedidas pela Justiça Eleitoral.

As investigações começaram a partir de uma requisição da Justiça Eleitoral, que apontava suspeitas de fraudes em transferências de domicílio eleitoral. De acordo com a PF, eleitores estariam utilizando comprovantes de residência falsificados para mudar o local de votação.

Com o avanço das investigações, a Polícia Federal identificou indícios de que as transferências fraudulentas foram “compradas” por um candidato a vereador, com a promessa de que os eleitores votariam nele nas eleições municipais de outubro de 2024. O candidato investigado também teria fornecido transporte para que os eleitores de outros municípios comparecessem às urnas no dia do pleito.

Os envolvidos poderão responder por captação ilícita de votos e falsificação de documento particular para fins eleitorais, conforme os artigos 299 e 349 do Código Eleitoral (Lei 4.737/65). As penas podem variar de reclusão a multa, dependendo da comprovação dos crimes e do grau de envolvimento dos investigados.

A Polícia Federal não informou os nomes dos investigados e segue com os trabalhos de apuração. A operação reforça o compromisso da Justiça Eleitoral e da PF em garantir a lisura e a transparência do processo eleitoral, especialmente com a proximidade das eleições municipais de 2024.

PB Agora

  

Rállyson Nunes

Jornalista com a DRT 2233/RN, apresentador e repórter de rádio com atuação no Grupo TCM de Comunicação, comentarista político, repórter de TV, Diretor de Empresa Jornalística com a DRT 0001/RN, Tec. em Hospedagem de Sites, Sistemas e Rotas de DNS, Empresário responsável pelas empresas Crianet e Gazeta do RN.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo