Severiano Melo

Operação “Desvio” do MPRN mira esquema milionário em Severiano Melo

Ex-prefeito, ex-secretário e vereador são investigados por desvio de mais de R$ 2 milhões entre 2013 e 2020.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou na manhã desta quarta-feira, 10 de julho de 2024, a Operação “Desvio”, com o objetivo de investigar um suposto esquema de desvio de recursos públicos na Prefeitura de Severiano Melo, no Oeste Potiguar. As investigações apontam que o grupo criminoso teria desviado mais de R$ 2 milhões dos cofres municipais entre os anos de 2013 e 2020, causando um significativo prejuízo à população.

A ação contou com o apoio da Polícia Militar e cumpriu 18 mandados de busca e apreensão em seis cidades do Rio Grande do Norte: Severiano Melo, Mossoró, Pau dos Ferros, Martins, Francisco Dantas e Taboleiro Grande. A força-tarefa mobilizou oito promotores de Justiça, 27 servidores do MPRN e 52 policiais militares, demonstrando a dimensão e a complexidade da operação.

Entre os alvos dos mandados de busca e apreensão estava a Câmara Municipal de Severiano Melo, devido ao envolvimento de um dos principais investigados, que exerce a função de vereador na cidade. Além das buscas, a Justiça autorizou medidas cautelares importantes, como o sequestro de bens dos investigados, o bloqueio de contas bancárias, planos de previdência e a indisponibilidade de veículos que teriam sido utilizados nas fraudes.

Os desvios investigados teriam ocorrido na Secretaria de Finanças do município e, segundo o MPRN, foram liderados pelo ex-prefeito e pelo ex-secretário municipal responsável pela pasta. A dinâmica do esquema envolvia a transferência dos recursos públicos para contas próprias dos envolvidos e de terceiros, que muitas vezes eram familiares ou pessoas próximas aos investigados, visando dificultar o rastreamento do dinheiro.

Documentos, computadores e telefones celulares apreendidos durante a operação serão analisados minuciosamente para aprofundar as investigações. O MPRN busca verificar o envolvimento de outras pessoas no esquema e a possível prática de outros crimes pela organização criminosa, reforçando o compromisso com a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos em Severiano Melo.

Rállyson Nunes

Jornalista com a DRT 2233/RN, apresentador e repórter de rádio com atuação no Grupo TCM de Comunicação, comentarista político, repórter de TV, Diretor de Empresa Jornalística com a DRT 0001/RN, Tec. em Hospedagem de Sites, Sistemas e Rotas de DNS, Empresário responsável pelas empresas Crianet e Gazeta do RN.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo