Policial

Polícia Civil prende quatro suspeitos por golpe do falso financiamento em Natal

Organização criminosa atuava com clonagem de anúncios de veículos e enganava vítimas com falsas promessas de financiamento

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, na manhã desta quinta-feira (05), uma operação para desarticular uma organização criminosa especializada no golpe do “falso financiamento”. A ação foi realizada pela Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações de Natal (DEFD/Natal) e resultou na prisão preventiva de quatro suspeitos, além do cumprimento de dois mandados de busca e apreensão.

Os alvos da operação, com idades entre 24 e 30 anos, atuavam como gerentes de um escritório localizado no bairro do Tirol, em Natal. Segundo as investigações, o grupo clonava anúncios de venda de veículos em plataformas online e os republicava com preços mais baixos para atrair vítimas. Em seguida, as pessoas eram convidadas a comparecer ao escritório, onde acreditavam estar contratando um financiamento com entrega rápida do bem, mediante pagamento de entrada.

Contudo, os contratos assinados não garantiam a entrega imediata dos veículos, pois tratavam-se, na verdade, de adesões a consórcios. As vítimas só descobriam o golpe após realizarem o pagamento inicial. Ao tentarem o reembolso, eram impedidas de recuperar os valores pagos.

Mais de 40 pessoas já registraram boletins de ocorrência contra a empresa envolvida. Parte dessas denúncias também está sendo investigada pela Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (DECON), que apura outros desdobramentos do golpe.

Durante a operação, foram apreendidos documentos, aparelhos eletrônicos e dois veículos de alto valor pertencentes aos investigados. As diligências continuam com o objetivo de identificar outros envolvidos na fraude e localizar novas vítimas prejudicadas pela organização criminosa.

Rállyson Nunes

Jornalista com a DRT 2233/RN, apresentador e repórter de rádio com atuação no Grupo TCM de Comunicação, comentarista político, repórter de TV, Diretor de Empresa Jornalística com a DRT 0001/RN, Tec. em Hospedagem de Sites, Sistemas e Rotas de DNS, Empresário responsável pelas empresas Crianet e Gazeta do RN.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo