ParaíbaPolítica

Vereador Mô Lima critica “invasão” de outros ritmos no atual formato do Maior São João do Mundo

A “invasão” de outros ritmos musicais no atual formato do “Maior São João do Mundo”, em Campina Grande, foi criticada pelo músico e vereador de João Pessoa, Mô Lima (PP). Durante entrevista à rádio Correio 98 FM, o parlamentar afirmou que a festa na Rainha da Borborema se tornou um festival de música e perdeu parte da identidade cultural relacionada às tradições juninas.

“Isso é triste. A gente quando faz uma viagem com sua família, você quer mostrar o conteúdo daquela cidade e ter novas experiências. Você se arruma todinho, gasta dinheiro com hotel, passagem área, chega na cidade e não escuta forró, é triste”, lamentou Lima.

Exemplos de outros municípios também foram citados pelo vereador, ao mencionar que Campina Grande perdeu a identidade e tem priorizado a promoção de atrações ligadas à música eletrônica, pagode e demais ritmos sem ligação com o contexto junino.

“Hoje é um festival de música. São João mesmo, de verdade, é o que tem sido feito em outros municípios. João Pessoa, por exemplo, realizada o Forró Verão com atrações como Flávio José, Alcimar Monteiro, Santana, Dorgival Dantas, Elba Ramalho, Três do Nordeste”, acrescentou.

O vereador concluiu mencionando a Lei Gonzagão, que obriga os gestores públicos a contratarem artistas relacionados a cultura nordestina. O Projeto de Lei 3083/2023, que tramita no Congresso Nacional, determina que 80% das verbas públicas destinadas às festas juninas precisam ser destinadas para a contratação de artistas, bandas e expressões ligadas ao forró e à cultura regional. 

PB Agora

  

Rállyson Nunes

Jornalista com a DRT 2233/RN, apresentador e repórter de rádio com atuação no Grupo TCM de Comunicação, comentarista político, repórter de TV, Diretor de Empresa Jornalística com a DRT 0001/RN, Tec. em Hospedagem de Sites, Sistemas e Rotas de DNS, Empresário responsável pelas empresas Crianet e Gazeta do RN.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo