Apodi

Novo Código Tributário de Apodi entra em vigor e valores do IPTU são atualizados

A Lei Ordinária 1991/2023 estabelece o novo Código Tributário Municipal e traz diversas mudanças.

O Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) é uma das principais formas de arrecadação do município, de forma a financiar e possibilitar melhorias e investimentos nas mais diversas áreas.

Cada município possui um Código Tributário que estabelece normas e procedimentos para a cobrança e recolhimento desse importante imposto para as contas da cidade.

Recentemente, em 2023, a Câmara Municipal de Apodi aprovou a Lei Ordinária 1991/2023, estabelecendo o novo Código Tributário Municipal, trazendo uma série de mudanças e atualizações.

O IPTU de 2024 é a primeiração edição sob a nova legislação em vigor. Neste ano, o município passar a distinguir as cobranças de IPTU com base nas regiões onde o imovel está situado, bem como tamanho, valor e demais informações relativas ao bem.

Regiões centrais e mais valorizadas de Apodi estão recebendo uma conta de IPTU um pouco maior, quando comparadas a regiões mais periféricas e menos valorizadas.

Uma das novidades também é a inclusão da Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos, também conhecida por Taxa de Coleta de Lixo. A nova taxação busca melhorar a arrecadação destinada a melhora e ampliação dos serviços de coleta realizados na cidade, proporcionando bairros mais limpos e agradáveis.

O prazo paga pagamento do IPTU 2024 em Apodi segue até 28 de junho, podendo o proprietário escolher o pagamento à vista com 20% de desconto ou parcelar em até 4 vezes sem nenhum tipo de desconto.

O novo IPTU prevê ainda alguns casos de isenção:

  • Para moradias de servidores municipais;
  • Para prédios de associações e instituições sem fins lucrativos;
  • Para imóveis privados cedidos para o funcionamento de qualquer tipo de serviço público;
  • Para imóveis de propriedade de pessoas com câncer, transtorno do espectro autista ou síndrome de down, desde que o bem seja exclusivamente utilizado para moradia.

Os contribuintes que são contemplados pelos casos acima devem solicitar a isenção junto a Secretária Municipal de Finanças, localizada no Palácio Francisco Pinto em Apodi. 

Confira a Lei Ordinária 1991/2023 na íntegra.

Rállyson Nunes

Analista Político e Jornalista com a DRT 2233/RN, atua na TCM Telecom, atualmente é repórter do grupo de comunicação e apresenta o jornal das seis na Rádio TCM 98 FM. Possuí formação na área tecnológica em Tec. Desenvolvimento de Sistemas e Informática com nomenclatura de Desenvolvedor back end. Na área administrativa gerencia a empresa Crianet de desenvolvimento de sites e sistemas e também o portal de notícias Gazeta do RN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo